Pages

terça-feira, 19 de junho de 2012

Passeios em Brasília! - Parte I

Oi gente!!

O passeio mais importante de Brasília e sem dúvida o 1° é conhecer o "miolo" do Plano Piloto - o eixo monumental (A Esplanada dos Ministérios e todas as importantes edificações que estão na área), misturar passeio cívico com cultural. Simbora conhecer tudo isso?!

Nossa passeio foi bem completo e muito interessante porque fizemos o trecho completo a pé e na volta de ônibus tendo uma segunda visão das edificações.
Estávamos na asa sul, pegamos um metrô (muito organizado e limpo por sinal) e seguimos rumo a estação Central (ali partem ônibus para as cidades vizinhas e outros Estados também, é uma estação meio feia e cheia de gente principalmente as 17/18 - evitem esse horário).
Ao sair na estação você fica um pouco perdido como tudo em Brasília é muito amplo e aberto sem delimitações físicas. A dica foi avistar a Torre de Tv e deixar ela para trás já que ela fica no sentido contrário do passeio que iriamos fazer. hahahahaha.
Mapa do nosso roteiro (Ida/vermelho-amarelo/volta)

1 Estação Rodoviária de Brasília/ Parada Central (Metrô)
2 Teatro Nacional
3 Biblioteca Nacional Leonel Brizola
4 Museu Nacional
5 Catedral Metropolitana de Brasília
6 Esplanada dos Ministérios
7 Palácio do Itamaraty (Ministério de Relações Exteriores)
8 Congresso Nacional
9 Palácio da Justiça
10 Palácio do Planalto (Escritório de Dilma)
11 Praça dos Três Poderes (Museu da Cidade, Espaço Lúcio Costa e Homenagem a JK)
12 Supremo Tribunal Federal
13 Torre de TV de Brasília
Na estação de Rodoviária já começa o deleito a paisagem da nossa Capital Federal. Começamos nossa caminhada, na ordem vimos: Teatro Nacional de Brasília, Biblioteca Nacional de Brasília Leonel Brizola (tava rolando uma exposição de fotografias bem interessantes), Museu Nacional de Brasília (ficamos fascinadas com essa obra de Niemeyer e eu babei com as ilustrações de Olumello*), Catedral Metropolitana de Brasília (belíssima), Esplanada dos Ministérios (edifícios iguais e sem a menor graça), Congresso Nacional em frente, Palácio Itamaraty/Ministério de Relações Exteriores a direita e Palácio da Justiça a esquerda.

Fizemos uma parada no Congresso Nacional para conhecer, tiras fotos e lá mesmo descobrimos 02 coisas: a 1° é que você pode enviar um postal lindo para qualquer lugar do mundo e a 2° que ia começar outra visitação ao Congresso em 15 mins. Claro que esperamos e fizemos a visita. Recomendo muito, é bastante interessante. Tem duração de 50mins que passam voando. Muito legal a sensação de acompanhar por alguns minutos os acontecimentos de um lugar o qual a gente só acompanharia pela tvsenado. As cúpulas da câmara dos deputados e do senado federal é indescritível. ;)

Após o passeio estávamos mortas de fome, porém não tinha nenhum restaurante, barraquinha ou algo do tipo. Seguimos passando na frente do Palácio da Justiça, Palácio do Planalto - escritório de Dilma (adoraria trabalhar naquela edificação lindérrima. hahahaha), Praça dos Três Poderes. Nesta praça tem mais 04 paradas: Museu da Cidade, Panteão da Pátria, Espaço Lúcio Costa e uma homenagem a JK bem interessante. No Museu da Cidade pegamos a dica de comer dentro do Supremo Tribunal Federal que fica a direita na praça. Eikeee chique, almoçamos por lá. Barato e gostoso. Super recomendo! É só informar na portaria que quer ir ao restaurante e apresentar identidade e pegar seu crachâ igual ao da foto! okneh! hahahaha.Depois dessa aventura voltamos a praça para conhecer o que faltava, mais o Panteão está em reforma por isso não conhecemos. Já o Espaço Lúcio Costa conhecemos tudo. Fiquei deslumbrada com a enorme maquete de Brasília que tem no piso do espaço, toda a documentação original da defesa do plano-piloto e os croquis por Lúcio Costa. Foi ai que realmente me apaixonei por Brasília e virei fã de carteirinha de Lúcio Costa, JK e Niemeyer!! =)))

Depois pegamos o ônibus circular do ministério rumo a estação rodoviária/metrô (r$1,50) para voltar para casa e descansar um pouco para ir jantar fora! No caminho vimos um pedaço da cerimônia dos Leões da Independência no Palácio do Planalto. A sensação de passar por ali do alto do ônibus foi muito boa também!
E agora as fotos do dia: